Raízes: Nossa HISTORIA
O projeto está ativo desde dezembro de 2018 na Quinta da Bela Flor, na recuperação de um terreno baldio com a ideia de promover com a Comunidade um ambiente de convívio e plantação, com as técnicas de Agrofloresta e Agricultura Sintrópica.
Plantamos sementes em solos de:
AGROFLORESTA, COMUNIDADE, EDUCAÇÃO e ALIMENTOS
Sendo estas as bases do projeto, contamos com polinizadores - voluntários de todos os lados, trabalhamos no espaço para melhorar o ambiente e aplicamos ensinamentos para fortalecer as nossas raízes!
AGROFLORESTA
COMUNIDADE
EDUCAÇÃO
ALIMENTOS
Neste tempo desenvolvemos interações entre plantar, colher e partilhar. Até ao início de 2020 dinamizámos 10 cursos, desde formações em agrofloresta a comunicação não violenta, onde estiveram mais de 200 participantes envolvidos. Houve dias abertos à celebração com toda a comunidade na partilha de caldo verde, sardinhada e até feira de trocas. Mantemos a tradição e os encontros semanais são à 5ª feira com voluntários a cuidar e manter as plantações com árvores de fruta, plantas aromáticas, árvores nativas, hortaliças e tudo o que puder ser implementado de forma a favorecer o sistema agroflorestal. Bela Flor Respira!
Parceiros
O projeto MedTOWN: Coprodução de políticas sociais com atores da economia social e solidária (ESS) na luta contra a pobreza, desigualdade e exclusão social” é uma iniciativa de inovação social que visa reforçar o papel da Economia Social e Solidária como ferramenta relevante de coprodução, sustentabilidade e economia circular.
Financiado pela União Europeia, através do Instrumento Europeu de Vizinhança para a Cooperação Transfronteiriça, no âmbito do Programa da Bacia do Mediterrâneo 2014-2020 ENI CBC Med, este projeto envolve 9 entidades parceiras de 6 países (Espanha, Grécia, Palestina, Jordânia, Tunísia e Portugal), com um orçamento global de 3,4 milhões de euros (86,5% da contribuição do programa) e uma duração estimada de 36 meses, até setembro de 2022.
Enquanto parceira deste projeto, a Freguesia de Campolide, está empenhada na dinamização de redes colaborativas no território, que visem acima de tudo benefícios diretos para os grupos mais vulneráveis e potenciar iniciativas locais de impacto direto na qualidade de vida da comunidade.
MedTOWN um caminho para comunidades sustentáveis e justas.